The Infinite e a desvalorização do autor

Para um  artista é essencial ter uma identidade , sem ela nunca se sairá do lugar comum. E isso vale para diretores de cinema, escritores, músicos, pintores e claro – desenhistas de quadrinhos.

O meio quadrinístico é cheio de bons artistas, no entanto são poucos aqueles que conseguem se destacar da massa e fugir de um traço pasteurizado e comum. Como eu havia dito no post anterior, Rob Liefeld é um desses destaques no meio de um mundo comum e sem-graça. Mas claro, a discussão hoje é um pouco diferente.

Como todos ficamos sabendo, o Maioral e Robert Kirkman haviam iniciado com muito sucesso uma HQ sensacional – The Infinite, e foi com grande tristeza que eu soube esta semana que a série havia sido cancelada por desentendimento de nosso ídolo maior com a Image.

E qual a razão desse desentendimento? O arte-finalista contratado para trabalhar com Liefeld estava ALTERANDO simplesmente todo o traço do desenho do ROB LIEFELD! Vocês entendem a gravidade da situação? Um artista conceituado vendo seu trabalho DESTRUÍDO por um arte-finalista qualquer!

Observem a diferença entre os desenhos:

Percebam, o arte-finalista destrói o trabalho de um mestre e transforma toda a expressividade e autorismo liefeldiano em nada, um traço genérico, comum, sem-graça. Não vemos nada do mestre aí: nem a anatomia propositalmente disforme, ou a indefinição dos pés do herói.

O próprio Liefeld diz:

“Por conta da minha vontade de ver meu trabalho do jeito que eu quero… acabou. (…) Em termos artísticos, vou continuar a buscar colaboradores talentosos para me manter energizado nos próximos 25 anos. (…) Ao longo de 10 anos, todo meu trabalho foi impresso a partir do lápis. Agora estou redescobrindo como é trabalhar com vários arte-finalistas”,

É triste perceber que uma editora conceituada se dê ao trabalho de destruir uma obra-prima por razões ignóbeis, descaracterizando completamente seu desenho a ponto de não poder mais ser visto ali.

Felizmente para nós fanáticos, nem tudo são dores e a DC finalmente percebeu o valor desse grande autor,  que vai mostrar seu talento não só como desenhista, mas também como escritor em três títulos da editora.

Mas sobre isso falaremos depois.

Anúncios
  1. Olha, eu sinceramente ainda não me recuperei desse baque de ver um desenho que parece Liefeld, tem jeito de Liefeld, cara de Liefeld, mas tem pés. É como ver a Mona Lisa de bigode, sério.

  2. Cara, esse seu texto é tão absurdo que é difícil até de dizer alguma coisa.
    Isso foi uma ironia certo? Esse Liefeld deve dá o C* para poder tá desenhando até hoje.
    O Cara não tem noção nenhuma de anatomia.

    Esse site é uma piada. Hahahaha…

      • Felipe
      • 14 de janeiro de 2014

      Eu acho q é pra ser uma piada, acredito q seja proposital. 🙂

      e_e tomara…

    • Tito Camello
    • 16 de fevereiro de 2012

    Engraçado que esse arte-finalista não desenha nada. Observem a falta de dinâmica do primeiro quadro, o rosto pouco expressivo do terceiro e a pose pouco-realista do segundo (o cara tem pés bem definidos!) Ele estava mesmo descaracterizando a obra do nosso mestre.
    Ainda bem que o maioral acabou com esses atos hediondos e pouco respeitosos com os belos traços liefeldianos!

    • Liefeldboy
    • 9 de junho de 2012

    dinshoran :
    Cara, esse seu texto é tão absurdo que é difícil até de dizer alguma coisa.
    Isso foi uma ironia certo? Esse Liefeld deve dá o C* para poder tá desenhando até hoje.
    O Cara não tem noção nenhuma de anatomia.
    Esse site é uma piada. Hahahaha…

    Como ousas falar mal do mestre? Você ainda traz essa sua cara lavada para insultar a arte do renomado Liefeld? O mestre dos mestres não precisa da DC e sim o contrário. Vai ler um pouco mais da épica Youngblood e ter a real noção de arte. ò___o

    • Youngblood? Real noção de arte? Hahahahaha!!! Anos 90 é tão engraçado quanto esse site,

  3. (quando eu vi a arte final, não acreditei. esse arte-finalista devia desenhar também e receber em dobro). Total falta de respeito desse cara, apagando a identidade do nosso Maioral.

  4. Algo tão… ultrajante só comparável ao “Monkey Jesus”, feito por uma fã do Liefeld!

  5. Estou horrorizada! D:

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: